De janeiro de 2021 a 23 de maio deste ano, a Central de Atendimento do Disque Denúncia Maranhão recebeu um total de 17.338 denúncias. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP). De acordo com a SSP, foram mais de mil denúncias mensais recebidas pelo serviço em 17 meses. E só em 2022, foram 12.232 registros.
Os casos mais denunciados envolviam: tráfico de drogas, violência contra criança, estelionato, perturbação do sossego e maus-tratos.
Desde o início do mês de maio, houve a modificação do número de atendimento do Disque Denúncia no Maranhão. Segundo a SSP, para facilitar e ampliar o acesso ao serviço, o número de atendimento agora é 181, que serve tanto a capital, quanto ao interior do Estado. O serviço é vinculado ao Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP), que integra a SSP.
Ainda de acordo com a Secretaria, o serviço trabalha a partir das informações registradas na central de atendimento, que agrega informações de mais 170 tipos de criminalidades, além de inúmeras situações enquadradas como irregulares. O que chega aos atendentes da central é analisado e encaminhado aos órgãos competentes, de acordo com a situação especificada.
O gestor do Disque Denúncia Maranhão, Augusto Rodrigues Mendes, ressaltou que todas as respostas aos chamados são encaminhadas ao Núcleo de Resultados do Disque Denúncia Maranhão. “Mesmo que tais denúncias não sejam procedentes, pois é importante manter o denunciante informado do andamento da denúncia que ele registrou”, disse Mendes.
Acesso
O Disque Denúncia Maranhão funciona 24 horas, todos os dias, recebendo registros pelo 181 (capital e interior). Informações também podem ser repassadas pelo WhastApp (98) 99224-8660 (que recebe também fotos e vídeos) e acessando o site da SSP-MA, no link: https://www.ssp.ma.gov.br/disque-denuncia/. O serviço é gratuito e o sigilo da fonte totalmente garantido.