O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou, na tarde desta sexta-feira (21), que os meios de transportes geridos pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), de competência do governo do Estado, serão gratuitos nos dias 29, 30 e 31, até as 12h. Quanto ao transporte público gerido pelas concessionárias de São Luís, a prefeitura da capital ainda não se manifestou se será gratuito no dia das eleições.
Com a decisão, será gratuito o transporte intermunicipal na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), em Imperatriz e região; a travessia de ferryboat; as vans e ônibus intermunicipais para a região da baixada maranhense; e as lanchas para Alcântara.
O ato segue direcionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que já havia autorizado governos e prefeituras a concederem gratuidade do transporte público durante o segundo turno das eleições.
A medida tem como objetivo assegurar o deslocamento dos eleitores aos seus locais de votação no segundo turno das Eleições 2022, que ocorrem no dia 30 de outubro.