Tomam posse nesta quarta-feira (10) os 231 conselheiros tutelares eleitos no estado do Maranhão. Responsáveis por atender crianças e adolescentes e tomar medidas para que sejam protegidas, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os conselheiros foram eleitos em outubro de 2023.
Em São Luís, a eleição eletrônica ocorreu em 59 locais de votação, distribuídos em 10 áreas urbanas e rurais. O Maranhão escolheu 231 conselhos, sendo 2 em São José de Ribamar, 2 Bacabal, 2 Imperatriz, 2 Paço do Lumiar e 2 Timon; e 10 em São Luís. Nos demais municípios, houve a eleição de um único Conselho Tutelar.
A votação foi uma realização do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), com a participação da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), e do Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA).
A votação teve o apoio da Justiça Eleitoral e do Ministério Público do Maranhão e foi realizada, pela primeira vez, com urnas eletrônicas em todo o território nacional.