A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) irão oferecer 4.463 vagas, na primeira edição do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2022. A UFMA vai disponibilizar 2.613 vagas e o IFMA 1.850.
As inscrições para o Sisu começam em 15 de fevereiro e devem ser feitas no site do programa. O Sistema utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como critério.
Das 2.613 vagas oferecidas pela UFMA, 1.305 delas serão para ampla concorrência e as demais são destinadas para a lei de cotas raciais e sociais.
As vagas serão distribuídas nos nove campi da universidade, nas cidades de: Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro, São Bernardo e São Luís.
No IFMA, as 1.850 vagas ofertadas serão distribuídas nos 16 campi da instituição. Das vagas de cada curso, 50% delas serão reservadas aos estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Metade dessa cota é destinada aos candidatos que tenham renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade a candidatos que estejam em qualquer faixa de renda familiar.
Em cada um desses grupos, há subdivisões que contemplam estudantes autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência. Além desses 50%, o IFMA também reserva 48 vagas para candidatos com deficiência.
No total, 16 campi do IFMA estão participando do seletivo: Açailândia, Alcântara, Bacabal, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês, São João dos Patos, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca. Estão sendo ofertados cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) usa a nota do Enem para selecionar estudantes para vagas em universidades públicas.
Os candidatos devem usar as notas da edição de 2021 do exame. Para isso, o candidato não poderá ter zerado na redação nem ter participado da edição como “treineiro”.
Os interessados poderão se inscrever a partir de 15 de fevereiro. Confira abaixo o calendário previsto:
Inscrições: 15 a 18 de fevereiro
Resultado da chamada única: 22 de fevereiro
Matrícula ou registro acadêmico: 23 de fevereiro a 8 de março
Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 22 de fevereiro a 8 de março
Resultados da lista de espera: a partir de 10 de março
A divulgação da lista de espera por turno, curso e modalidade de concorrência deverá ser feita pelas instituições de ensino. O edital prevê que é responsabilidade do candidato acompanhar as páginas eletrônicas das instituições para não perder os prazos.