A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde, neste domingo (23), 600 mil testes de antígeno para rastreamento de novos casos da Covid-19 nas principais entradas do Maranhão. A testagem será realizada nos aeroportos de São Luís e Imperatriz, na região portuária de São Luís e em outros pontos da Grande Ilha.
Os testes foram entregues pessoalmente pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que na oportunidade também anunciou o acréscimo de 5% de doses de vacinas contra a Covid-19 para imunização da população dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. O volume representa 5% a mais de vacina, aproximadamente 300 mil doses neste primeiro momento”, assegurou.
Vacina contra a gripe
Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a atuação conjunta é essencial para o fortalecimento das ações de vigilância e cuidado da população. “Estado e União estão de mãos dadas no sentido de fazer o que importa, que é cuidar das pessoas. O fato de termos mais vacinas para conseguirmos imunizar mais rápido a população é ótimo e trará um pouco mais de tranquilidade, assim como a testagem em massa que é extremamente importante”, ressaltou.
O ministro Marcelo Queiroga também lembrou da importância da vacinação contra a gripe, outra frente essencial para que as unidades de saúde mantenham vagas disponíveis para Covid e outras doenças prevalentes, como enfermidades cardíacas e oncológicas.
Início da Testagem
A testagem para rastreamento de casos da Covid-19 começou ainda neste domingo (23), no Porto do Itaqui. Os trabalhadores foram submetidos ao exame de antígeno para diagnóstico do vírus.
O conferente Arthur Vinícius Teixeira, 27 anos, trabalha no Porto do Itaqui, passou pelo teste e destacou a necessidade dessa iniciativa. “Nós trabalhamos na área de risco e durante a pandemia não paramos, por isso a testagem é de extrema importância, justamente para prevenir um aumento nos casos e evitar o contágio dentro do ambiente de trabalho”, pontuou.
Dos 10 profissionais submetidos ao exame, todos testaram negativo para a Covid-19.