Ação cível do Governo do Maranhão solicita ao Supremo Tribunal Federal (STF), que seja determinado à Angênci Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a emissão de autorização para uso e importação da vacina Sputnik V no Brasil.
O governador Flávio Dino assinou, em março, a aquisição de 4,582 milhões de doses do imunizante, que permitiria a vacinação em duas fases de mais de 2 milhões de maranhenses.
No texto da ação, o Governo do Maranhão pede que, em caso de descumprimento por parte da Anvisa, seja fixada multa diária no valor de R$ 1 milhão. O imunizante, produzido pelo laboratório russo Gamaleya, possui eficácia comprovada superior a 90% e já é aplicado em mais de 50 países. A Alemanha iniciou na quinta-feira (8), as negociações para também comprar a vacina.
A preocupação dos governadores brasileiros, que adquiram 37 milhões de doses da Sputnik V, é que o país europeu, por ter mais poder econômico, passe na frente dos estados brasileiros na fila das exportações da vacina, caso a Anvisa retarde ainda mais o processo de compra.