Na tarde desta quarta-feira (9), o secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, vistoriou a nova base de distribuição de combustíveis da Raízen.
As novas instalações, que começaram a operar ainda em 2020, representam a maior base privada já construída e operada pela empresa – prevista para ser o ponto primário de importação de derivados e de exportação de etanol, interligando refinadores privados do Brasil e do exterior.
A partir do investimento na ordem de R$ 200 milhões, que contou com as tratativas do Governo do Estado, por meio da Seinc, a base tem capacidade de armazenagem será de 80.000m³, com movimentação de 1,5 bilhões/litros por ano.
A implantação da base faz parte da inserção do hub de combustíveis no Maranhão. No novo terminal, a capacidade de movimentação é de 1,5 bilhão de litros de combustíveis por ano e pode armazenar até 80 milhões de litros de gasolina A, Diesel S 10 e S500.
“Após diálogos e ações conjuntas, nós autorizamos que a Raízen se instalasse em São Luís e garantisse esse avanço no desenvolvimento da produção de combustíveis no Estado. Agora, eles estão nos apresentando pela primeira vez este novo terminal. É com muita felicidade que podemos celebrar o crescimento dessa importante base de armazenamento de combustíveis no Maranhão”, ressaltou Simplício Araújo.
Para Priscila Duailibe, superintendente na Raízen, o apoio do Governo do Estado foi fundamental para garantir o status de produção e desenvolvimento atuais.
“Sem esse apoio [do Governo do Maranhão e da Seinc], nada seria possível. Com a desburocratização e a ajuda do Governo em chegar na finalidade, que é trazer emprego e grandes indústrias para o Maranhão, temos conseguido ir adiante. Isso faz uma grande diferença pra nós”, concluiu.