A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa divulgou a lista dos 62 atletas olímpicos e 21 paraolímpicos que vão participar do programa Diamantes do Futuro a ser realizado entre os dias 3 e 8 de dezembro na cidade de São Paulo. O Maranhão teve um total seis mesatenistas convocados.
Diamantes do Futuro é o projeto da CBTM para desenvolvimento de talentos do Tênis de Mesa olímpico e paralímpico. O projeto conta com encontros online e presenciais, sendo realizadas palestras com ídolos do tênis de mesa passando suas experiências e motivando os jovens talentos, conversas com treinadores, camps de treinamento intensivo e mais atividades de desenvolvimento.
Dentre os maranhenses escolhidos estão duas meninas e quatro meninos, sendo que um deles é paraolímpico. Chama atenção ao fato que a maior parte de atletas convocados são da cidade de Tuntum, que criou um centro de treinamento para o esporte.
O programa desenvolvido pela CBTM tem como objetivo garimpar futuros atletas e representantes do Brasil em competições mundiais, além de participação nas futuras olimpíadas.
Atualmente, o Maranhão tem chances reais de estar na Paraolimpíadas de Paris em 2024, através da participação da atleta Raquel Santos (20 anos) do Independente de São Luís que figura em 5º lugar no ranking nacional da classe 08.
Dentre os atletas convocados, Alice Jacinto está em 4º lugar e Anna Cibelly em 15º no ranking nacional sub-11; Fabricio Reinaldo está em 15º lugar, Francisco de Sousa em 25º e Arthur Leite em 54º no ranking nacional sub-11. Samuel Silva está em 11º lugar no ranking nacional classe 02, ele é o mais precoce no esporte, começou a treinar em 2022.
De São Luís vão participar Alice Jacinto de apenas 9 anos e Arthur Leite de 10 anos, ambos são atletas da AABB. Da cidade de Tuntum foram convocados Anna Cibelly (10 anos), Fabrício Reinaldo (11 anos), Franscico Neto (10 anos) e Samuel Silva (12 anos), este paraolímpico e todos do Independente.