Foi anunciado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (16) a compra de mais 54 milhões de doses da vacina CoronaVac contra a covid-19. Além da compra, foi divulgado também a assinatura de um novo contrato com o Instituto Butantan, que desenvolve o imunizante em parceria com o laboratório Sinovac.
No mês passado , segundo o Ministério da Saúde a compra já estava garantida, porém o contrato não estava firmado. Agora, as 54 milhões de doses se somam às 46 milhões já obtidas pela pasta junto ao Butantan, totalizando 100 milhões de doses da CoronaVac para o governo federal, que devem ser entregues até o mês setembro.
Além da CoronaVac, o Brasil receberá mais 42,5 milhões de doses de vacinas fornecidas pelo Consórcio Covax Facility até o fim do ano. Também foram contratadas mais 222,4 milhões de doses de vacina contra covid-19 em produção pela Fundação Oswaldo Cruz, e parte desses imunizantes já começou a ser entregue mês passado.
A previsão do Ministério da Saúde é assinar, nos próximos dias, contratos de compra com a União Química. Entre os meses de março e maio, o laboratório deve entregar dez milhões de doses da vacina Sputnik V. O ministério também espera contratar da Precisa Medicamentos mais 30 milhões de doses da Covaxin, também entre março a maio.