O Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado nesta quarta-feira (12), iniciou com festas e celebrações. Uma missa em homenagem à Padroeira do Brasil será celebrada na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Cohafuma, em São Luís.
Uma programação especial foi realizada, na capital, para reunir os fiéis, devotos de uma das figuras mais importantes da simbologia católica no país. Em mais de 300 anos, Nossa Senhora da Conceição Aparecida permanece encantando admiradores.
De acordo com o padre José Raimundo Trindade, as comemorações em celebração à santa estão sendo realizadas desde o início de setembro, com as visitas da imagem de Nossa Senhora Aparecida às famílias.
“Durante todo o mês de setembro, as imagens de Nossa Senhora Aparecida visitam as famílias. Este ano, foram sessenta imagens, que visitaram as famílias, nos preparando para esta festa. No dia 3 [de outubro] nós iniciamos, oficialmente, o novenário de Nossa Senhora Aparecida, que culmina, hoje, nesta festa”, disse.
O bispo emérito da Arquidiocese de São Luís, Dom José Belisário, destacou que a celebração, em retorno, após dois anos de pandemia, reforça a importância da padroeira, na vida dos brasileiros, desde o século XVIII.
“Essa devoção à Nossa Senhora é uma permanência na história da igreja e aqui, no Brasil, também. Lembrando que essa imagem de Nossa Senhora foi encontrada aqui no rio Paraíba por pescadores muito simples; muito pobres. Já celebramos os 300 anos do encontro dessa imagem.
O bispo também mencionou a ligação dos escravos brasileiros com a imagem da santa, considerada, à época, um símbolo de força.
“Os mais pobres, naquela época, em um país que vivia na escravidão viram, sempre, nela [Nossa Senhora Aparecida] um símbolo de libertação e apoio, então continua sendo assim”, finalizou.