Aumentou para 695 o número de famílias desabrigadas pelas enchentes no Maranhão, segundo informações do Corpo de Bombeiros no Maranhão (CBMMA), em boletim atualizado na noite de sexta(7). Os municípios de Mirador, Grajaú, Barra do Corda, Jatobá, Paraibano e Formosa da Serra Negra já decretaram situação de emergência.
Na cidade de Imperatriz, a 626 km de São Luís, o nível do rio Tocantins permanece estável na marca de 9,38 metros. No município, 231 famílias estão desabrigadas. Equipes do 3º Batalhão de Bombeiros seguem no apoio às vítimas, realizando o transporte de pessoas e a distribuição de alimentos.
Em Mirador, 485 km da capital, o Rio Itapecuru segue com tendência de baixa, marcando o nível de 4,92 m. Três embarcações, oito viaturas e 40 bombeiros são empregados na operação de auxílio aos afetados. Além da acomodação das famílias em locais seguros, são distribuídas cestas básicas e medicamentos.
A cheia do rio Itapecuru, causada pelas chuvas intensas que atingem a região, provocou uma enchente que inundou vários pontos da cidade na terça-feira (4), deixando 101 famílias desabrigadas, segundo informações do CBMMA. A região mais afetada pela inundação foi o centro da cidade, onde cerca de oito casas desabaram. A Prefeitura de Mirador decretou estado de calamidade pública e situação de emergência por causa da enchente.
Nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, o rio Mearim apresentou uma pequena elevação em seu volume e chegou a marca de 5,54 m, próximo a sua cota de inundação. Diante do avanço do rio, 86 abrigos públicos já estão prontos para ocupação.