O estado do Maranhão já recebeu mais de 500 denúncias de irregularidades eleitorais nas eleições de 2024 por meio do aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até a manhã desta segunda-feira (2), foram registradas 505 denúncias, a maioria contra candidatos e coligações que participam das eleições municipais.
Entre as denúncias, 131 foram direcionadas a candidatos a prefeito, 290 a candidatos a vereador, 3 a vice-prefeito, e 81 a coligações, partidos ou federações. São Luís, a capital, lidera com 267 denúncias de irregularidades. Outras cidades com números significativos de denúncias incluem Bom Jesus das Selvas, com 22 registros, São Bento com 15 e Imperatriz com 14 denúncias.
Todas as denúncias recebidas pelo aplicativo Pardal são encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral, que é responsável por investigar e apurar cada caso. Dessa forma, a Justiça Eleitoral visa assegurar um processo eleitoral mais transparente e seguro, prevenindo fraudes e abusos que possam comprometer a legitimidade das eleições.
Os cidadãos podem acompanhar o andamento das denúncias e obter mais detalhes sobre o processo eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral ou através do próprio aplicativo Pardal.