O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, emitiu nesta terça-feira (27/09) um alerta global sobre os efeitos das mudanças climáticas nos mares e nas populações litorâneas, sobretudo no Oceano Pacífico.
Guterres fez seu apelo climático na ilha de Tonga, na Oceania, em uma reunião do Fórum das Ilhas do Pacífico – cujos países membros estão entre os mais ameaçados por eventos como a elevação do nível dos mares.
“Estou em Tonga para emitir um SOS global – Save Our Seas [“Salvem nossos Mares”] – sobre o aumento do nível do mar. Uma catástrofe mundial está colocando este paraíso do Pacífico em perigo”, afirmou.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão de monitoramento climático das Nações Unidas, divulgou na segunda-feira (26/08) relatório sobre o agravamento do aumento do nível do mar, motivado pelo aquecimento global e consequente derretimento de camadas de gelo e geleiras.
O documento destaca como a elevação do mar no Oceano Pacífico é maior que a média global, sobretudo em ilhotas, onde a população está mais exposta. Isso acontece porque o gelo derretido do oeste da Antártica vai para o Pacífico, por ser um oceano com águas mais quentes e por causa das correntes oceânicas, segundo a OMM.
“Devido ao aumento do nível do mar, o oceano está deixando de ser um amigo de longa data em uma ameaça crescente”, afirma Celeste Saulo, secretária-geral da OMM.
A organização também aponta que o sudoeste do Pacífico é prejudicado também por outros efeitos das mudanças climáticas, como a acidificação dos oceanos e ondas de calor marinhas.
“Esta é uma situação insana”, disse Guterres. “A elevação dos mares é uma crise inteiramente criada pela humanidade. Uma crise que em breve atingirá uma escala quase inimaginável, sem nenhum bote salva-vidas para nos levar de volta à segurança.”