Um total de 100 pacientes oncológicos do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho vão receber a vacina contra a covid-19. Neste sábado (6), foram vacinados 100 pacientes do Hospital Aldenora Belo.
Com a ampliação de novos grupos prioritários, além profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos, pacientes com câncer também passaram a integrar a lista de vacinação. A vacinação também atinge pacientes acima de 100 anos, que estejam acamados.
O município de São Luís aguarda novas doses da vacina, anunciadas pelo Governo do Estado, para avançar no ritmo de vacinação a partir da segunda-feira (8). Toda a logística vem sendo preparada para que as vacinas cheguem o mais rápido às pessoas.
O atendimento descentralizado garantiu imunização no Centro de Vacinação, no drive-thru na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na zona rural e nas unidades de saúde para pacientes oncológicos. Segundo a Prefeitura, os pontos de vacina serão ampliados.
Sobre a imunização dos idosos, os acima de 95 anos que não conseguem ir ao drive-thru, serão vacinados em casa; idosos acima de 85 anos, que consigam chegar até o ponto de vacinação do drive-thru, serão vacinados dentro do veículo, na UFMA; e idosos de 75 a 84 anos, estão sendo direcionados para o Centro de Vacinação.
A Prefeitura realiza a busca ativa dos idosos mais vulneráveis, que têm dificuldade de acesso à internet e locomoção para realizar a vacinação. Para vacinar, este segmento precisa fazer agendamento, a fim de evita qualquer tipo de aglomeração e risco.
Segunda dose
A partir do dia 10 de fevereiro, será iniciada a segunda etapa da vacinação dos profissionais de saúde, que receberam a primeira dose da CoronaVac. Os profissionais que já foram vacinados devem retornar no dia marcado para o mesmo lugar onde receberam a primeira dose. Já os profissionais que ainda não receberam a primeira dose da vacina, serão vacinados em suas unidades de trabalho.