O Parque Botânico Vale em São Luís vai reabrir as portas a partir do próximo dia 4, às 8h. O retorno das atividades presenciais se adequa à nova realidade mundial e segue todas as normas de prevenção à Covid-19. A reabertura do espaço de lazer ocorre após o avanço da vacinação na capital maranhense, mas com visitas previamente agendadas.
Os grupos devem ter, no máximo, 10 pessoas. Assim como as visitações, as reservas de espaços (auditório e salas) também deverão ser agendadas e estão com restrição de público. O auditório vai receber até 50 pessoas e as salas de treinamento até 20 pessoas. O agendamento pode ser feito a partir desta segunda-feira, das 8h às 16h, pelo telefone 3272 7702.
Outras medidas adotadas para garantir a segurança dos visitantes será a aferição de temperatura, disponibilização de álcool e gel pelas áreas do Parque, controle de entrada na portaria e nos espaços de visitação, além de espaços restritos respeitando o distanciamento adequado. O uso de máscara é obrigatório.
Cactário
O Parque Botânico inaugura nesta segunda-feira um novo espaço de conhecimento e preservação da natureza: o cactário, que terá exposição de diversas espécies de cactos e suculentas do Brasil.
Mês das Crianças
“A Festa das Cores” é o tema da programação do Dia das Crianças no Parque, que vai acontecer nos dias 13, 14 e 15 e conta com oficinas (de carimbo em mochilinhas, pantufas personalizadas, pintura em tela, entre outras) e contação de histórias. A programação, que tem como foco o público infantil, vai ser presencial e virtual.
Sobre o Parque
Inaugurado há 13 anos, o Parque Botânico da capital maranhense está localizado na área Itaqui-Bacanga, situado no Complexo Industrial Portuário de Ponta da Madeira, uma área verde de 100 hectares, o que equivale a 100 campos de futebol.
É um museu vivo, trabalhando valores multiculturais e diversidade de fauna e flora. Foi criado com destinação de realizar educação ambiental, lazer, práticas de exercícios físicos e um contato mais próximo com a natureza. Abriga espécies de fauna e flora, como pau-marfim, pequi, angelim e sumaúma, além de macaco-capijuba, bicho preguiça, tamanduá-mirim e borboleta azul.
Na entrada do Parque há um orquidário, o primeiro aberto para visitação de São Luís. Possui cerca de 30 espécies e abriga coleções de vários biomas brasileiros, como Catasetum, Galeandra e Epidendrum Nocturnum. Conta também com Viveiro de Mudas e um Vagão do Conhecimento, destinado à educação ambiental, criado para fortalecer o hábito da leitura.