A importância ambiental e a necessidade de preservação dos parques naturais são o foco da reunião do comitê que avalia a candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade. O encontro, realizado pela Unesco, começou neste domingo (21) e vai até 31 de julho, em Nova Déli, na Índia. A análise específica da candidatura do parque está prevista para o dia 29 de julho.
Nesta segunda-feira (22), quatro representantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses viajaram para a Índia, onde acompanharão as discussões que definirão se o parque receberá o prestigiado título. Em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) visitaram o Maranhão para uma avaliação técnica do parque. A IUCN foi contratada pela Unesco para conduzir o estudo necessário à candidatura.
Durante a visita, os avaliadores, acompanhados de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e do Governo do Estado, visitaram locais estratégicos e comunidades nos municípios de Santo Amaro do Maranhão e Barreirinhas. Eles analisaram diversos aspectos, incluindo:
- Beleza natural e aspectos geomorfológicos do local.
- Integridade do sítio, incluindo a avaliação dos limites e a proteção da área.
- Situação do plano de manejo do parque, que analisa as condições dos moradores locais e as ações de cooperação entre os poderes municipal, estadual e federal para a conservação da área.
- Atuação dos prestadores de serviços turísticos no parque.
Para ser eleito Patrimônio Mundial, um local deve possuir “valor universal excepcional”, conforme estabelecido pela Unesco. Na categoria de fenômenos naturais, os candidatos são avaliados pela IUCN, que busca áreas de beleza excepcional e importância estética.
A candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está pronta desde 2018 no Ministério das Relações Exteriores, mas foi interrompida durante a gestão do governo anterior. No Brasil, o título já foi concedido ao Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), Complexo de Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e Complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).