Segundo dados da polícia, de sexta (25) até esta terça-feira (1º), um total de 34 medidas protetivas foram concedidas a mulheres vítimas de violência doméstica. Dez homens foram presos em flagrante por algum tipo de violência contra a mulher, no período.
A delegada de plantão, Edmarine Costa, diz que em média são dez pedidos por dia de medidas protetivas na Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, que vão desde agressão até crimes contra a honra.
“Eles estão usando muito as redes sociais para cometer os crimes. Eles enviam nudes, eles praticam violência psicológica através das redes sociais no caso ameaça, injúria, cujos os vídeos eles adquiriram durante o período de relacionamento. Eles terminam praticando um constrangimento a vítima irreparável”, revelou a delegada Edmarine Costa.
A violência contra mulher pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer momento e em qualquer classe social e em qualquer período do ano. A delegada Edmarine diz que se sentirem ameaçadas precisam denunciar através dos canais. “Tivemos flagrantes. Aproximadamente 10 autos de prisões em flagrante, medidas protetivas. As vítimas procuraram vir até a delegacia, até o plantão que funciona 24 horas, para poder representar pelas medidas protetivas, solicitar e o encaminhamento ao Judiciário dessas medidas para poder serem concedidas”.
Mulheres que sofrem violência doméstica podem registrar os casos pelo telefone 190, pelo aplicativo “Salve Maria Maranhão” e ainda podem solicitar medidas protetivas através da delegacia online e do portal do Judiciário do Maranhão.