A Polícia Civil do Maranhão deflagrou a operação Vetus II, que teve como objetivo, combater crimes de violência contra idosos. A ação foi em cidade do interior do estado, tendo apoio do Ministério Público e Delegacia do Idoso. A operação é coordenada pelo Ministério da Justiça.
No dia “D” da operação foram realizadas visitas e verificação de descumprimentos de medidas protetivas. Além destes, foi divulgado balanço dos trabalhos realizados pelos órgãos envolvidos.
No Maranhão, os alvos foram as cidades de São Luís, Imperatriz, Santa Inês, Caxias, Itapecuru-Mirim e Codó, tendo como resultado o de 113 vítimas atendidas por meio de denúncias e uma resgatada. A ação policial contou com a participação de 30 policiais civis do Maranhão.
Dados da Polícia Civil do Maranhão apontam que foram realizadas 90 visitas e diligências policiais em abrigos, lares, residências e demais locais de moradia dos idosos. Sendo cumprido um mandado de busca, um mandado de prisão e 37 Medidas Protetivas de Urgência (MPU) solicitadas.
Uma pessoa foi presa, um auto de prisão em flagrante foi lavrado, quatro inquéritos policiais foram concluídos, quatro inquéritos policiais foram instaurados e 11 termos circunstanciado de ocorrências lavrados.