A Polícia Federal iniciou nesta quinta-feira (10), a operação “Hesíodo”, com o objetivo de desarticular facção criminosa que possui ramificações em vários estados do país, inclusive no Maranhão. O grupo é responsável por tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro.
A investigação faz parte do desdobramento de um inquérito policial instaurado inicialmente para investigar grupos criminosos com envolvimento em roubos contra instituições financeiras e a transportadoras de cargas no interior maranhense. Os mandados são cumpridos nas cidades de Caxias, Timon e Teresina (PI).
Um total de 102 policiais federais estão mobilizados no cumprimento das medidas cautelares. O trabalho tem apoio da Polícia Civil de São Luís, que trouxe cães farejadores, além dos grupos táticos do Comando de Operações Táticas (COT) e apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional (CAOP), grupos esses especializados em operações de alto risco.
A Polícia Federal representou judicialmente perante o Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Luís, especializada em crimes praticados por organizações criminosas, e deferiu 24 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de prisão temporária, além de constrição patrimonial. Caso condenados, podem responder pela prática de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.