Nesta quarta-feira (18) a Polícia Federal deflagrou a Operação Camisaria, para combater crimes contra o sistema previdenciário em São Luís, São José de Ribamar e Guimarães.
A Força-Tarefa Previdenciária conduziu a investigação iniciada em abril deste ano e identificou um grupo de criminosos que atuava na área.
De acordo com as investigações, o bando é suspeito de aliciar idosos vulneráveis e em situação de rua, para que se passassem por beneficiários do INSS e assim, aplicarem golpes.
Com o objetivo de enganar funcionários das instituições bancárias, o grupo falsificava documentos com as fotos dos idosos.
Após a falsificação ideológica, os golpistas sacavam o valor do benefício e até mesmo faziam empréstimo nos nomes dos cúmplices.
Assim que os criminosos aplicavam o golpe, os idosos recebiam uma pequena quantia em dinheiro e, logo em seguida, o grupo os devolvia às ruas.
Algumas dessas pessoas eram exploradas outras vezes para realizarem o roubo novamente.
Conforme dados da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social, estimam que o prejuízo anual com o pagamento de 45 benefícios ativos seja de R$ 930 mil.
Além disso, ao todo, 70 polícias federais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão, por meio da 1ª Vara Federal Criminal da SJMA.
Dentre as medidas cautelares divulgadas, as autoridades determinaram o afastamento dos sigilos bancários e fiscais, além do sequestro de bens dos investigados.
Caso confirmem as suspeitas, os criminosos poderão responder por crimes de estelionato, falsificação de documentos e associação criminosa.