A Polícia Federal cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, na manhã desta quarta-feira (26), contra suposto grupo do Pará, especializado em contrabando de cigarros. As investigações iniciaram em 2020, após prisão em flagrante de quatro pessoas e a apreensão de aproximadamente 3,3 mil caixas de cigarros de origem estrangeira, na região de Itapera, zona rural de São Luís.
Com aprofundamento das investigações, a polícia descobriu que um grupo estabelecido no estado do Pará, estaria utilizando portos clandestinos localizados na costa maranhense, para descarregar cigarros estrangeiros vindo do Suriname.
Os mandados foram cumpridos nas cidades paraenses de Belém, Abaetetuba, Acará, Garanhuns e Arapiraca. Além destes, a Justiça Federal determinou o bloqueio de ativos financeiros até o limite de R$ 8.2 milhões, em desfavor de um dos suspeitos investigados e de uma empresa que supostamente era utilizada para lavar dinheiro do grupo.
Os investigados, se confirmadas as suspeitas, poderão responder pelos crimes de contrabando e associação criminosa, com pena que pode chegar a 13 anos de reclusão.