Policiais federais cumpriram, em São Luís, nesta terça-feira (30), quatro mandados de busca e apreensão em uma operação de combate a supostas fraudes no auxílio emergencial. Denominada de Maquineta, a operação verificou que um suposto grupo criminoso teria fraudado cerca de 84 benefícios em 118 transações, o que corresponde a montante de R$ 50 mil.
As supostas fraudes teriam ocorrido entre 2 e 12 de junho de 2020. Além dos mandados cumpridos, foram instauradas pela justiça medidas de sequestro de bens e valores.
Os supostos membros da organização são investigados pelos crimes de furto qualificado mediante fraude, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 26 anos de reclusão e multa, em caso de condenação.
A operação foi batizada de Maquineta em alusão à máquina de cartão vinculada ao estabelecimento comercial fictício investigado. O local teria funcionado como principal ferramenta do suposto grupo criminoso para desviar recursos do auxílio emergencial que teria sido subtraído das contas das possíveis vítimas.