Os usuários de transporte público em São Luís terão acesso gratuito aos ônibus no domingo, dia 6, durante o primeiro turno das eleições. O serviço estará disponível em todas as linhas que circulam pelos bairros da capital, funcionando das 00h às 22h, conforme informado pelo prefeito Eduardo Braide na terça-feira, 1º de outubro.
Além disso, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), anunciou na quarta-feira, 2 de outubro, que o transporte sob a responsabilidade da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) também será gratuito no domingo, dia 6, mas apenas para o transporte intermunicipal.
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) divulgou que realizará a operação especial ‘Eleição 2024’ nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe, entre os dias 4 e 11 de outubro. A expectativa é de até 60 mil passageiros e 10 mil veículos em até 34 viagens diárias. Porém, neste caso, não haverá gratuidade e os bilhetes deverão ser adquiridos normalmente.
Como garantir a gratuidade no transporte público no dia da eleição?
Para utilizar o transporte coletivo de forma gratuita no dia da eleição, basta apresentar o título de eleitor ou o aplicativo e-Título ao motorista do ônibus.
Transporte semiurbano em Imperatriz
A MOB também anunciou que haverá gratuidade no transporte semiurbano da Grande Ilha e em Imperatriz no dia 6, durante as eleições municipais.
O que fazer se não puder votar?
Quem não comparecer ao local de votação deve justificar a ausência. O prazo para justificar é de até 60 dias após a eleição. Eleitores que não votarem no primeiro turno ainda podem participar do segundo.
Como votar
Para votar, é necessário apresentar um documento original com foto, como RG, passaporte, carteira de trabalho, CNH ou o e-Título, caso as digitais já estejam cadastradas. Apesar de não ser obrigatório, recomenda-se ter o título de eleitor físico para facilitar a localização da zona e seção eleitoral.
Horário e local de votação
O horário de votação será unificado em todo o país, das 8h às 17h, no horário de Brasília. Para consultar o local de votação, acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e siga as instruções no menu “Serviços Eleitorais”.
Posso votar em outra cidade?
Somente se o eleitor tiver solicitado o voto em trânsito dentro do prazo estipulado. Caso contrário, será necessário justificar a ausência.
Regras e proibições no dia da eleição
É proibido portar armas a menos de 100 metros da seção eleitoral, utilizar dispositivos eletrônicos na cabine de votação e realizar propaganda de boca de urna. Também são vetadas manifestações coletivas, como o uso de vestuário padronizado em apoio a candidatos ou partidos.
Permissões
São permitidas manifestações individuais e silenciosas de preferência eleitoral, uso de roupas leves e entrada com pets nas salas de votação. Crianças podem acompanhar os responsáveis, desde que não interfiram no processo eleitoral.
Voto em trânsito
Eleitores que solicitaram o voto em trânsito podem votar em qualquer capital ou município com mais de 100 mil eleitores, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
Direitos trabalhistas no dia da eleição
Empresas que exigirem o trabalho de seus funcionários nesse dia devem pagar em dobro ou conceder folga compensatória em outra data.