O presidente Jair Bolsonaro minimizou a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em meio ao pico de casos de covid-19. Ele voltou a criticar medidas de restrição anunciadas por alguns governadores para barrar a disseminação do coronavírus e disse que a saúde “sempre teve seus problemas”.
“A saúde no Brasil sempre teve seus problemas. A falta de UTIs era um deles e certamente um dos piores”, afirmou em postagem no Twitter ao comentar uma foto, também na postagem, de título e linha fina de uma reportagem do G1 de março de 2015 sobre falta de leitos de UTI no país.
Em postagens na rede social, Bolsonaro criticou fechamento de comércios e a obrigatoriedade para ficar em casa. Apontou como consequências o desemprego em massa e outros problemas desastrosos para o país. “, completou o presidente em texto na rede social. Listou ainda valores repassados pelo governo federal a Estados em 2020, incluindo recursos referentes ao auxílio emergencial.
O presidente voltou recentemente a explicitar críticas a medidas de isolamento social, mesmo com a média móvel de mortes no país por covid-19 batendo picos desde o início da pandemia.