A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 28,36 metros cúbicos de madeira nativa serrada, que era transportada de forma ilegal na BR-230 em Balsas, cidade localizada a 810 km de São Luís. A operação foi , na madrugada de terça-feira (6) e de ccordo com a polícia, a carga estava sendo transportada por um homem de 60 anos, que não foi identificado.
Ao ser abordado, ele apresentou os documentos fiscais e guia florestal.Entretanto, a documentação contestava o transporte somente de 20,69 metros cúbicos de madeira aplainada duas faces, em diversos perfis, com 37% a mais no volume transportado.
Por conta disso, e de não conter na carga madeira aplainada, a documentação foi considerada em inválida, de acordo com a legislação vigente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
O caminhão e a carga firam retidos no pátio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Maranhão, em Balsas. O motorista foi liberado após lavratura de termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e de ter assumido o compromisso de comparecer em juízo quando convocado.