Os professores da rede municipal de Monção, a 244 km de São Luís, que realizaram vários protestos no ano de 2021, fizeram mais uma manifestação cobrando direitos, que segundo eles, não vêm sendo respeitados pela Prefeitura de Município.
Os professores estão cobrando direitos como reajuste salarial, que segundo eles deveria ter sido pago desde 2020 e até agora não foi cumprido. O professor Antônio Carlos das Chagas diz que a categoria pede um reajuste de 12,84%, que de acordo com ele é garantido em lei desde 2020, mas ainda não foi cumprindo.
“Nós aguardamos um reajuste de 12,84% garantido em lei desde 2020 e não foi cumprido. Monção é uma das únicas cidades aqui da região que não cumpre a lei do piso salarial. Além do piso, nós temos outras questões como, por exemplo, promoções, titulações que não são pagas no Município. Alguns esperando há mais de três, quatro anos e a gente não tem uma resposta da administração nesse momento. Nós lutamos por esse reajuste de 12,84% que vem gerando uma perda durante o ano de 2020 e 2021 de mais de R$ 12 mil para os professores que tem uma matrícula e o dobro desse valor para quem tem duas matrículas no Município”, explicou Antônio Carlos das Chagas.
Os professores cobram também a reforma das escolas. De acordo com a categoria a maioria dos prédios se encontra em péssimas condições estruturais.
Sobre as reivindicações dos professores, a Prefeitura de Monção informou, por meio de nota, que a proposta de reajuste salarial feita pelo município não foi aceita pelo Sindicato dos Servidores da Educação. A nota diz ainda que o Município de Monção aplica o piso nacional.
A Prefeitura de Monção também afirma que quase 60 escolas já foram reformadas, adaptadas ou ampliadas, e também que foram construídas cinco novas escolas no município.