Cerca de cinco mil jovens terão a oportunidade de inserção no mercado de trabalho com o programa Trabalho Jovem, ação do Governo do Estado. O programa se concretiza com a assinatura da contratação dos jovens, em evento realizado nesta terça-feira (8) no auditório do Palácio dos Leões, conduzido pelo governador Flávio Dino. Na ocasião, o governador entregou fardamentos e lembranças aos participantes já inseridos nas ações.
“Temos vagas em cursos de formação profissional e de trabalho, com o apoio do Governo e contrapartida da empresa na contratação. O que unifica todas essas ações é a ideia que o Governo, apoiando os setores público e privado, consiga propiciar oportunidades para que o jovem tenha experiência profissional. Com isso, consiga abrir perspectivas de trabalho e renda, para si e suas famílias, sobretudo nesse momento de grave crise econômica que o Brasil atravessa”, pontuou o governador Flávio Dino.
O programa Trabalho Jovem é coordenado pela Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e oportuniza cursos, emprego e estágio aos participantes. A empresa contratante recebe R$ 1 mil do Governo e arca com os custos trabalhistas. A contratação é com carteira assinada. São mil vagas para emprego, duas mil para estágio, duas mil pelo programa Agentes Jovens Ambientais, além de 100 residências em Ciência Agrárias e 300 vagas para agentes jovens de desenvolvimento rural quilombola.
Representando os jovens selecionados, Alice Maria Lima, de 18 anos, parabenizou a iniciativa e demonstrou sua satisfação com as oportunidades. “Estou muito feliz em fazer parte deste programa tão importante para inserção dos jovens no mercado de trabalho, em meio às dificuldades enfrentadas com a pandemia. Agradeço aos governador, secretários e à empresa que nos apoiou, pela oportunidade”, disse a jovem. Ela é aluna do 1º período de Assistência Social e trabalha em uma distribuidora, inserida pelo programa.