Em março de 2022 a população maranhense recebe a Carreta Novartis da Saúde, projeto itinerante que promove acesso ao diagnóstico e tratamento gratuito contra a hanseníase, além de conscientizar a população sobre os primeiros sinais e sintomas da doença. O caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel – com cinco consultórios e um laboratório – fica no Maranhão até 31 de março.
O projeto é desenvolvido em um esforço conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e os municípios. Nesta edição, a Carreta leva atendimento a Açailândia, Balsas, Caxias, Codó, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, São Mateus do Maranhão e Timon.
Anualmente, a hanseníase atinge cerca de 30 mil brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, deixando o país na vice-liderança no ranking mundial da doença, atrás apenas da Índia, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a Secretaria de Saúde do Maranhão, em média, 3 mil pessoas são diagnosticadas anualmente com a doença no estado.
Com atuação há mais de dez anos, a Carreta Novartis da Saúde já passou por cerca de 500 municípios (18 estados), realizou mais de 70 mil atendimentos gratuitos e é responsável por cerca de 25% de todos os diagnósticos realizados no país. A medicação do tratamento que reflete na cura da hanseníase está disponível gratuitamente em toda a rede pública do Brasil.