Criado há mais de 20 anos pela bailarina, maestra e coreógrafa Olinda Saul, o projeto Dança Criança oferece uma oportunidade de qualificação profissional para mais de 600 estudantes da rede pública de ensino do Maranhão.
As inscrições para o projeto são realizadas duas vezes ao ano, nos meses de fevereiro e agosto. No entanto, a escola também está aberta o ano todo para quem quiser participar de uma aula e, se o jovem interessado tiver o perfil procurado, pode ingressar no projeto.
Por meio do projeto, esses jovens recebem, de forma gratuita, aulas de balé clássico e contemporâneo. Além das bolsas integrais, o Dança Criança também pode oferecer ajuda de custo para transporte e alimentação, caso o aluno não tenha condições de arcar com essas despesas.
Em 2018, o projeto contou com ajuda do Governo do Estado através da Lei de Incentivo à Cultura, oferecendo 300 vagas de bolsa integral para jovens de 12 a 20 anos. Em agosto de 2020, a escola ganhou uma nova sede, localizada no prédio histórico da REFFSA, local onde as audições também são realizadas.