A dança é uma forma de expressar, por meio de passos ritmados, as emoções e o estado de espírito de quem a pratica. Mas, para os jovens que aprendem ballet no projeto Dança Criança, a expressão artística vai muito além desse significado.
Criado há mais de 20 anos pela bailarina, maestra e coreógrafa Olinda Saul, o projeto ensina gratuitamente ballet clássico e contemporâneo para estudantes da rede pública de ensino do Maranhão.
Por meio do projeto, a dança se torna mais do que uma opção de lazer, mas também representa uma oportunidade de qualificação profissional para esses jovens, que antes se viam distantes do sonho de seguir carreira nas artes.
“O objetivo principal do projeto é a formação profissional dos estudantes. Mas esse projeto traz um leque de opções para as pessoas. Resgatar a cidadania, a autoestima, a cultura do ballet em si, que é muito abrangente e envolve a música erudita, popular, o folclore tanto brasileiro quanto internacional”, ressaltou Olinda Saul.
Projeto
Olinda Saul fundou o projeto Dança Criança, que atualmente tem mais de 600 alunos, inspirada na Escola Cubana de Ballet, onde se profissionalizou como maestra. Em 2018, o projeto contou com ajuda do Governo do Estado através da Lei de Incentivo à Cultura, oferecendo 300 vagas de bolsa integral para jovens de 12 a 20 anos. Em agosto de 2020, a escola ganhou uma nova sede, localizada no prédio histórico da REFFSA, local onde as audições também são realizadas.