Os municípios de Santo Amaro, Primeira Cruz, Tutóia e Barreirinhas, onde fica o povoado de Atins, são conhecidos por suas belezas naturais e se tornaram rota obrigatória do turismo maranhense, atraindo milhares de viajantes, principalmente no período de férias e feriados prolongados. Recentemente, o Parque dos Lençóis Maranhenses foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco, que aumenta ainda mais a visibilidade do local e atrai turistas do mundo todo.
Com o crescimento dessas cidades e do fluxo de pessoas, cresceu também o consumo de energia, com a abertura de novos comércios, hotéis, restaurantes e demais empreendimentos. Pensando nisso e para melhorar o fornecimento energético na região, a Equatorial Maranhão traçou um plano estratégico de obras, que foi iniciado em abril deste ano e concluído agora em agosto, com melhorias para o sistema energético desses municípios. Com investimentos de 12 milhões de reais, o plano traz mais segurança para o fornecimento de energia, com 62 novos quilômetros de rede, que proporcionam confiabilidade para o sistema elétrico, melhorando a qualidade da energia fornecida. Além disso, foram implantados mais de mil e cem postes novos em toda região, que tornaram o circuito ainda mais robusto.
Para Sérvio Túlio, Presidente da Equatorial Maranhão, esses investimentos significam muito mais que segurança energética. “Estamos falando de desenvolvimento. São 12 milhões de reais que, além de melhorias no fornecimento de energia, proporcionam o crescimento econômico deste importante polo turístico do estado, onde novos empreendimentos são abertos todos os dias e precisam de energia elétrica para funcionar, como hotéis e restaurantes. Estamos injetando recursos que levam progresso para a região, proporcionam o desenvolvimento da economia, gerando emprego e renda para a população maranhense”, informou o Presidente.
Os investimentos contemplaram ainda um novo alimentador para Santo Amaro, que, em caso de interrupção no fornecimento de energia, possibilita manobras na Rede de Distribuição, fazendo com que a situação seja contornada rapidamente e o fornecimento restabelecido. Foram feitas também melhorias nas subestações Barreirinhas e Lençóis, um plano robusto de manutenção, onde toda a rede foi revisada e inspecionada, com um levantamento minucioso dos pontos onde eram registradas intercorrências, aperfeiçoando o sistema e proporcionando mais segurança energética. Por causa da grande incidência de salitre nessas cidades, ainda este mês, está programada uma operação de lavagem das linhas e da rede, trabalho de manutenção preventiva, que proporciona mais confiabilidade ao sistema elétrico das áreas litorâneas.
Equipes de plantão foram colocadas em pontos estratégicos, para um atendimento ágil em qualquer ocorrência envolvendo a rede elétrica. De acordo com Sergio Carvalho, Superintendente de Operações da Equatorial Maranhão, a Distribuidora não tem poupado esforços para levar desenvolvimento e um fornecimento energético de excelência para a região dos Lençóis Maranhenses. “Apesar de todas as dificuldades climáticas e geográficas, com áreas de difícil acesso, alagadas e de vegetação densa, nossas equipes seguem empenhadas e superando todos os desafios para cumprir o plano traçado, melhorando a qualidade do fornecimento, proporcionando mais robustez e segurança energética para a população da região”, afirmou o Superintendente.
Tecnologia e agilidade
Para fazer o mapeamento de toda região e identificar ocorrências na rede, a Equatorial Maranhão utiliza equipamentos de ponta, como, por exemplo, o aparelho Starlink, antena de tecnologia avançada, que fornece internet de alta velocidade em áreas carentes de sinal, fazendo o monitoramento do sistema elétrico em tempo real e proporcionando agilidade na solução de possíveis interrupções no fornecimento. A região conta ainda com poste telescópio, equipamento tecnológico que proporciona a troca de postes e reenergização da área de forma muito mais rápida e segura.
Reforma da Agência Barreirinhas
A Agência de Atendimento de Barreirinhas foi totalmente reformada, proporcionando mais conforto e bem-estar para os clientes. O prédio teve a faixada revitalizada e a parte interna foi toda pintada e aperfeiçoada.
Ponto de atendimento em Atins
Desde o mês de julho, a população de Atins conta com um ponto de atendimento presencial, que foi criado em parceria com a Prefeitura de Barreirinhas, e funciona todas as sextas-feiras, das 9h às 13h, no Centro Administrativo, localizado na Rua Principal, em frente ao Posto da Polícia Militar e ao ICMBIO. No local, os clientes podem ter acesso a todos os serviços que são prestados em uma agência, como realizar cadastro e atualização na Tarifa Social de Energia Elétrica, negociação de débitos, troca de titularidade, entre outros.
20 anos do Grupo Equatorial
Esses investimentos estão sendo realizados no ano em que o Grupo Equatorial completa 20 anos, história que começou no Maranhão, onde a Distribuidora atua nos 217 municípios, proporcionando mais segurança operacional e melhorias na rede, evitando interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de trazer desenvolvimento e contribuir para o crescimento da economia do estado.