A falta de balneabilidade foi atestada nos últimos sete laudos emitidos entre abril e julho
O mês até pode ser de férias, mas na Grande Ilha – que tem como principal atrativo turístico e de lazer a orla marítima – as praias seguem impróprias para banho há mais de dois meses, de acordo com o novo relatório de balneabilidade.
Emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), o relatório aponta que nenhum dos 22 pontos analisados na orla da ilha está próprio pra o banho. Esse é mais um problema para os empresários do setor, que ainda se recuperam dos efeitos da pandemia.
A falta de balneabilidade foi atestada nos últimos sete laudos emitidos entre abril e julho. São mais de dois meses com praias impróprias para o banho.
Em setembro de 2021, a Justiça determinou que a CAEMA fizesse a devida manutenção nos equipamentos básicos da estação elevatória de esgoto do COHAJAP. A decisão ocorreu após uma denúncia feita pelo Ministério Público Federal, apontando que o mal funcionamento da instalação contribui para a poluição no Rio Calhau e, consequentemente, na praia do Calhau. Passados quase um ano da decisão, a poluição continua.
Em nota, o Governo do Maranhão admitiu o lançamento de esgoto nas praias, e alegou que unidades de Estação de Tratamento de Esgoto estão em andamento na área do São Francisco e Anil, visando diminuir o impacto de lançamento de esgoto nos rios e mares da capital.