Neste domingo, 5, terá início a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio em todo o país. No Maranhão, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai executar a Operação Enem 2023 para assegurar a logística e a integridade durante o processo de realização das provas em todo o estado. A Polícia Militar ficará responsável por conduzir a operação, que será integrada com outros órgãos das esferas estadual, federal e municipal.
“O Enem tem grande significado na vida dos jovens maranhenses, marcando uma etapa fundamental em seu percurso educacional e profissional. Portanto, as forças de segurança do estado estão empenhadas em manter a ordem pública, para que os candidatos realizem as provas com tranquilidade”, destacou o secretário da Segurança, Maurício Martins.
A Operação Enem 2023 começou nessa sexta-feira (3) com a escolta do transporte dos malotes das provas para os 544 locais de aplicação, sendo 137 na capital e 407 no interior. Todo o processo logístico será conduzido pelos Correios.
No dia da prova, a Polícia Militar atuará com mais de 1.100 agentes em duas modalidades de policiamento: na supervisão e na área de inteligência. Do total, mais de 800 policiais estarão no interior do estado e cerca de 300 na capital, atuando para que o exame seja realizado sem qualquer intercorrência.
O comandante da Polícia Militar, coronel Paulo Fernando, enfatizou que toda a operação será executada com máximo esforço. O objetivo é garantir que as provas cheguem aos 79 municípios onde serão aplicadas e para que os candidatos possam demonstrar o seu potencial. “As ações que realizaremos nesta fase do exame visam prevenir e combater qualquer problema que venha impedir o perfeito desenvolvimento do Enem em todo o estado do Maranhão”.
Operação Enem
A Operação Enem 2023 no Maranhão, onde mais de 165 mil candidatos farão a prova, acontece de forma integrada com a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Correios, Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Guarda Municipais e Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.
Foto destaque: A Polícia Militar ficará responsável por conduzir a operação, que será integrada com outros órgãos das esferas estadual, federal e municipal. Divulgação/SSP-MA.