Representantes do sistema de Segurança Pública do Estado, do município de São Luís e dos usuários do transporte público reuniram, nesta sexta-feira (20), na sede do órgão, na Vila Palmeira, para definir ações de combate aos assaltos a ônibus. O planejamento é intensificar operações já em cursos, a exemplo da Catraca e reforçar o policiamento nas ruas e nos coletivos.
“A Segurança está atuando e várias envolvidos nestas ocorrências já foram presas. Os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais estão declinantes, mas sempre que ocorre um crime bárbaro a sociedade se sente insegura. Cabe a nós tomarmos as providências cabíveis, o que está sendo feito. E orientamos para que a população não reaja, seja qual for a situação do assalto”, pontuou o secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), Silvio Leite.
Dando continuidade a ações que já vêm sendo realizadas, a Segurança Pública vai intensificar a operação Catraca, que tem foco nas abordagens a passageiros nos coletivos. O policiamento será reforçado nos pontos de ônibus e locais estratégicos. Integram a ação, equipes da Polícia Militar, do Centro Tático Aéreo (CTA), Força Tática, Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e demais grupamentos equipamentos especializados da Segurança Pública.
“A estratégia é de reforço do policiamento e iremos intensificar a operação Catraca. Unimos os comandantes de policiamento de área e das unidades militares, para ações nas ruas, abordagens e também, embarcadas nos coletivos”, complementa o subcomandante geral da Polícia Militar, Aritanã Lisboa.
“O objetivo aqui foi, em parceria, encontramos uma solução conjunta, pois a segurança é uma questão de todos”, ressaltou o titular da Secretaria de Segurança Municipal de São Luís, Marcos Affonso. Ele informou que nos terminais, que são de responsabilidade municipal, a segurança terá reforço da Guarda Municipal e o Sistema de Inteligência do município, que estará atuando em parceria com a Inteligência da SSP-MA. “Somos parceiros e estamos à disposição para colocar o que for necessário para garantia da segurança à população”, afirmou.
O presidente do Sindicato dos Usuários de Transporte Coletivo Rodoviário, Hidroviário, Aéreo do Estado do Maranhão (Sindutcol-MA), Paulo Henrique da Silva avaliou que o encontro deve gerar os resultados esperados. “Com certeza, esse debate foi importantíssimo, pois conseguimos discutir e encontrar alguma solução. Estamos sempre colocando para a Segurança os pontos críticos, pois conhecemos a fundo este problema na cidade”, disse o sindicalista.
Presentes à reunião também, o delegado geral Jair Paiva; representante da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT); do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Maranhão (STTREMA).