Servidores e coordenadores que atuam nas Agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Região Metropolitana de São Luís receberam capacitação. A iniciativa do Governo do Estado, realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária do Maranhão (Setres), se estenderá às agências de outros municípios.
No treinamento, os servidores trocaram experiências por meio de dinâmicas e tiraram dúvidas a fim de aprimorar o processo de atendimento, visando habilidade, redução no tempo de espera e qualidade no serviço prestado aos trabalhadores que buscam os serviços do Sine.
O momento é de integração, observar resultados, assegurando uma prestação de serviço público de qualidade, avalia o titular da Setres, Jowberth Alves. “O trabalhador é nossa prioridade. Buscamos realizar esses encontros com frequência para que nossos servidores estejam sempre preparados para atender da melhor forma possível quem busca os serviços do Sine. Mesmo com a pandemia, devemos assegurar os direitos de quem procura o órgão, seja para informações simples ou buscando uma vaga no mercado de trabalho”, disse o gestor.
Com 17 agências em funcionamento em todo o estado, o processo de capacitação será expandido para as demais agências, visando estabelecer um padrão de atendimento para os trabalhadores.
O Sine no Maranhão é vinculado à Setres e promover ações básicas e complementares do sistema público de emprego, para gerar oportunidades, elevar a renda e garantir acesso ao mercado de trabalho. As principais ações na instituição são a intermediação de mão de obra urbana e rural; orientação ao trabalhador; emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); habilitação ao Seguro-Desemprego; fomento a atividades autônomas e empreendedoras; dentre outras.