As inscrições para o processo seletivo do Sisu 2024, um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à seleção de estudantes para universidades públicas no Brasil, terão início nesta segunda-feira, 22 de janeiro, e se estenderão até quinta-feira, 25 de janeiro.
O programa apresenta duas mudanças significativas:
- Neste ano, haverá apenas uma edição, programada para janeiro, eliminando o processo seletivo que tradicionalmente ocorre no meio do ano.
- As regras para a admissão por meio de cotas também foram alteradas.
A seguir, forneceremos detalhes sobre essas mudanças e responderemos a outras perguntas frequentes sobre o Sisu.
Datas do Sisu Pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada terá uma edição única. Isso significa que a seleção de candidatos para o segundo semestre letivo de 2024 ocorrerá nos mesmos dados da seleção para o primeiro semestre.
Dessa forma, o cronograma para todos os interessados em se candidatar a vagas em universidades públicas por meio do Sisu este ano será o seguinte:
- Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024
- Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024
- Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024
- Participação na lista de espera: manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024
- Resultado das listas de espera: dados serão definidos para cada universidade
Quem está apto a participar? Alunos que fizeram o Enem 2023 e obtiveram nota acima de zero na redação. Treineiros não serão aceitos.
Posso escolher em qual semestre vou entrar na faculdade? Não. Caberá à universidade, por meio da ordem de classificação dos candidatos, selecionar quem estudará em cada semestre.
Opções de vaga No momento da inscrição, o candidato deve selecionar até duas opções de curso ou universidade, as quais podem ser alteradas quantas vezes desejar, desde que seja feito entre 22 e 25 de janeiro.
Valerão as opções marcadas no sistema até as 25h59 do dia 25, quando encerrar o prazo de inscrição.
Uma dica é acompanhar as notas de corte parciais divulgadas pelo Inep a cada madrugada, pois fornece uma boa noção das chances de classificação em cada curso.
Mudança nas cotas O Sisu oferece vagas por meio da Lei de Cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. No entanto, neste ano, foram anunciadas algumas mudanças para a candidatura a essas vagas:
- Todos os candidatos concorrerão inicialmente a vagas de ampla concorrência.
- Caso não atinjam as notas nessa modalidade e faça parte de alguns dos grupos de cotas (considerando critérios de raça e renda