Apenas três pontos de praias de São Luís seguem impróprios para o banho, segundo o recente laudo de balneabilidade feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), divulgado na sexta-feira (26).
Segundo a Sema, os pontos que estão poluídos estão situados em dois pontos da Praia de São Marcos, sendo um em frente ao prédio verde com o Heliporto e o outro em frente à Banca de Jornal da Praça de alimentação da Avenida Litorânea. O terceiro ponto poluído está localizado na Praia do Olho d’Água e fica em frente à descida da rua São Geraldo.
Conforme a Sema, o monitoramento foi realizado no período de 25 de outubro a 22 de novembro, integrando a série de acompanhamento semanal das condições de balneabilidade das praias da Ilha do Maranhão. Foram analisados 22 trechos de praias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.
Ainda de acordo com a Sema, a ocorrência de chuvas influencia negativamente na qualidade das águas das praias, considerando que ocorre maior carreamento de matéria orgânica oriunda da lavagem das vias públicas para os rios e, consequentemente, para os mares. Portanto, segundo a secretaria, na ocorrência de chuvas, é recomendado evitar a recreação nas 24h que as sucederem.