Na manhã desta quinta-feira (20), a reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), professora Elizabeth Nunes Fernandes, participou da assinatura de convênio que tem como objetivo implantar o Programa Institucional de Residência Profissional em Ciências Agrárias.
Participaram da assinatura do convênio o governador Flávio Dino; o secretário Sérgio Delmiro, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Maranhão (SAGRIMA); o professor Walter Canales Sant’ana, vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), além do professor André Santos, diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).
Na cerimônia, que aconteceu no Palácio dos Leões, na capital São Luís, também estiveram presentes o vice-governador, Carlos Brandão; a secretária adjunta da Sagrima, Rosani Aranha; o diretor científico da FAPEMA, João Batista Bottentuit Junior; o pró-reitor de Extensão da UEMA, professor Paulo Catunda, e a diretora do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, professora Ana Maria Silva de Araújo.
O Programa Institucional de Residência Profissional em Ciências Agrárias irá proporcionar aos profissionais um período de treinamento prático, orientado e supervisionado, no qual o residente será inserido no ambiente real de trabalho, oportunizando o ingresso no mercado de trabalho, unindo teoria e prática, contribuindo para que ele possa estabelecer e fortalecer suas redes de relacionamento profissional.
A residência tem como objetivo desenvolver habilidades, competências e responsabilidades indispensáveis ao exercício profissional, bem como a ampliação e aprofundamento do conhecimento técnico, aprimorando a agropecuária no estado do Maranhão, gerando impacto social, econômico e ambiental.
A Região Tocantina, área de abrangência da UEMASUL, é composta por um vasto território onde a agricultura e pecuária têm forte presença, com um comércio dinâmico em processo de crescimento. Situação que, para a diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UEMASUL, professora Mauricélia Ferreira Almeida, exige cada vez mais profissionais qualificados.
Sobre o Programa
O Programa Institucional de Residência Profissional em Ciências Agrárias é coordenado pela SAGRIMA, com o apoio Acadêmico e Científico da UEMA e UEMASUL, e a seleção dos candidatos será realizada pela FAPEMA.
Está prevista a oferta de 100 vagas para o programa, distribuídas da seguinte forma: 35 vagas para formados em Agronomia ou Engenharia Agronômica, 10 vagas para formados em Engenharia Florestal, 10 vagas para formados em Engenharia de Pesca, 35 vagas para formados em Medicina Veterinária e 10 vagas para formados em Zootecnia, com a orientação dos residentes por professores da UEMA e da UEMASUL.
A residência terá duração de um ano, com carga horária de 1.920 horas, das quais 90% se destinam ao treinamento prático profissional supervisionado e 10% ao aprofundamento teórico, por meio de seminários e discussões técnicas, em regime de 40 horas semanais. Os residentes contarão, ainda, com uma bolsa mensal no valor mensal no valor de dois mil reais.