Com o objetivo de ampliar a assistência, todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital passaram a atender pacientes com suspeita de Covid-19. Para atendimento exclusivo, o Governo do Estado definiu as UPAs Parque Vitória e Vinhais. Já as demais UPAs – Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagi -, além de atenderem pessoas com suspeita da Covid-19, também estão recebendo pacientes com outras demandas de urgência.
“A decisão levou em conta tanto o volume de pessoas que são atendidas nas UPAs, bem como a localização estratégica das mesmas para facilitar o acesso. A nossa intenção é continuar garantindo assistência humanizada e igualmente rápida para continuarmos a salvar vidas”, disse o secretário adjunto de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Carlos Vinícius Araújo.
Devem procurar uma das UPAs, porta de entrada para o atendimento, pacientes que apresentam sintomas da Covid-19, como febre alta, perda do olfato e paladar, além da falta de ar. Antes de ser atendido, o paciente passa por uma triagem para, em seguida, ser encaminhado para a consulta e, de acordo com avaliação médica, realizar o teste para o diagnóstico da Covid-19.
Dependendo do quadro clínico, o paciente pode ser encaminhado para algum dos hospitais de alta complexidade que integram a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e que são exclusivos para casos de internação de confirmados para Covid-19.
Para casos de internação por conta da Covid-19 na capital, a rede estadual conta com o Hospital Dr. Genésio Rêgo, Hospital Dr. Raimundo Lima, Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), Hospital de Campanha de São Luís, além de leitos no Hospital Aquiles Lisboa (HAL) e na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA).