A vacina de Oxford contra a Covid-19 pode ter a capacidade de reduzir em até 67,6% a transmissão do novo coronavírus, apontaram cientistas da universidade. A pesquisa está em fase de revisão por outros cientistas para ser publicada na revista “The Lancet”, uma das mais importantes do mundo.
Esta é a primeira vez em que um estudo de fase 3 de uma vacina contra a Covid leva em conta os casos assintomáticos da doença. Esse dado ajuda a entender o quanto ela pode ajudar a reduzir a transmissão do coronavírus.
Os resultados foram calculados a partir de dados de 17.177 voluntários em três estudos separados (no Reino Unido, no Brasil e na África do Sul). Deles, 8.597 tomaram a vacina e 8.580 não tomaram (grupo controle). Veja os principais pontos:
Foram, ao todo, 507 testes positivos de PCR entre os 17.177 voluntários. O teste PCR positivo significa que a pessoa tem o coronavírus no corpo, mas não necessariamente que tem sintomas de Covid. Ou seja: esse número também engloba os casos assintomáticos da doença.
Deste total, 161 foram nos que receberam a vacina (8.597 participantes), o que equivale a 1,9% dos voluntários. Os outros 346 foram nos que não receberam (8.580 participantes), o equivalente a 4% deles. A redução é de 54,1% no número de casos no grupo vacinado em relação ao grupo não vacinado – considerando, pela primeira vez, os casos assintomáticos.
Os voluntários que receberam meia dose da vacina, seguida de uma dose padrão, mostraram redução de 67,6% nos casos de Covid no grupo vacinado em relação ao não vacinado, considerando os casos assintomáticos.
Quem recebeu duas doses padrão da vacina, a redução nos casos de Covid, mesmo os assintomáticos, foi de 49,5%. Esse foi o regime autorizado pela agência regulatória do Reino Unido.
No primeiro anúncio dos resultados de eficácia da vacina, os cientistas de Oxford já tinham visto que a dose menor seguida da dose padrão tinha uma eficácia maior do que as duas doses padrão. Os pesquisadores ainda não sabem por que isso aconteceu.
A pesquisa é a mesma que apontou que a vacina de Oxford/AstraZeneca teve eficácia de 76% com a aplicação de uma só dose do imunizante. Essa proteção começa três semanas após a aplicação e é mantida por até 90 dias.
Uma eficácia de 76% significa que a vacina conseguiu reduzir em 76% os casos de Covid-19 no grupo vacinado em relação ao grupo não vacinado.