A Superintendência de Vigilância Sanitária do Estado (SUVISA), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais de 100 fiscalizações no fim de semana. A ação teve o objetivo de inspecionar se os estabelecimentos estão cumprindo os protocolos de prevenção à Covid-19, bem como as determinações do Decreto Nº 36.762, de 28 de maio de 2021, do Governo do Estado. De sexta (28) a domingo (30), foram 123 fiscalizações sanitárias, com 29 estabelecimentos notificados, dos quais 6 foram intimados; 14 autuados; e 9 interditados.
A Polícia Militar (PMMA) e o Corpo de Bombeiros (CBMMA) também participaram da ação em apoio aos agentes da SUVISA. Oito equipes foram direcionadas para atuação em bares, restaurantes, locais de realização de eventos e afins, situados nas regiões do Calhau e Avenida Litorânea.
Os estabelecimentos encontrados abertos para além do horário permitido foram fechados, enquanto outros que ultrapassaram o limite de pessoas definido foram autuados e interditados. No mais recente decreto, está determinado que eventos com até 100 pessoas são permitidos até 23h, incluindo bares e restaurantes. O decreto também estabelece o funcionamento da administração pública estadual e igrejas com 50% da capacidade e de supermercados das 6h às 0h.
As fiscalizações estão sendo realizadas diariamente, nos três turnos, incluindo sábados, domingos e feriados, tendo como foco a verificação dos protocolos sanitários de enfrentamento à pandemia da Covid-19 vigentes.